A Amazônia e as Eleições de 2022: Saúde e Economia

Piracema Amazônica. Terra, água e ar

No último dia 16 de maio, aconteceu o 3º encontro de 2022 da Concertação que, pela primeira vez, foi organizado de forma híbrida, com transmissão direta de Manaus. Nesta ocasião, o tema do debate foi Saúde e Economia e faz parte da agenda programática do ano, que tem como objetivo construir propostas factíveis que possam ser implementadas nos primeiros 100 dias pós-eleições pelo executivo federal, subnacional e Congresso Nacional.

A Amazônia e as Eleições de 2022: Educação e Segurança Pública

O desenvolvimento da Amazônia sob o olhar de interdependência entre Educação e Segurança Pública foi o tema do 2º Encontro do ano da Uma Concertação pela Amazônia, realizado em 28/03, em que as iniciativas que compõem a rede apresentaram diagnósticos e debateram propostas para a região.

A Amazônia e as Eleições de 2022

Com o tema “A Amazônia e as Eleições de 2022”, foi realizado em 14 de fevereiro o primeiro encontro do ano da rede Uma Concertação pela Amazônia, com a presença de aproximadamente 180 participantes. A arte que inspirou o encontro e que agora compõe nosso site – e também estará presente nas comunicações da iniciativa no próximo período – são de Raiz Campos, grafiteiro nascido na Bahia, mas “crescido na Amazônia”, como ele diz.

Retrospectiva 2021 e Perspectivas 2022

A última plenária do ano da Concertação, realizada no dia 06/12, foi de retrospectiva do ano e também para falar das perspectivas do grupo para 2022. A agenda também buscou homenagear os artistas que contribuíram com a rede.

Balanço da 1ª semana da COP26

Considerações a respeito da plenária de novembro, transmitida ao vivo diretamente da COP 26, quando a Uma Concertação pela Amazônia apresentou um balanço da primeira semana do evento e uma avaliação das perspectivas para a semana final da Conferência do Clima. Izabella Teixeira, conselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Fellow do Instituto Arapyaú, ao lado de Ana Toni, Sênior Fellow do CEBRI e Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), ambas integrantes da Concertação, dividiram o debate com Samela Sateré-Mawé, comunicadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Um encontro entre iniciativas

A 8ª plenária da Concertação promoveu Um encontro entre iniciativas para apresentar dois documentos que serão compartilhados com a comunidade internacional na COP26: Uma agenda pelo desenvolvimento da Amazônia (da rede da Concertação) e Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030 (processo apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade).

Encontro: Uma agenda pelo desenvolvimento da Amazônia

Na 7ª plenária da Concertação foi debatido o documento Uma agenda pelo desenvolvimento da Amazônia, fruto da captura dos ricos debates e encontros dos integrantes da rede nos últimos meses. O material pretende gerar insumos a alguns marcos importantes que temos à frente, como o debate climático na COP26.

As Dimensões das Infraestruturas na Amazônia

No dia 12 de julho de 2021 aconteceu a 6ª plenária do ano de Uma Concertação pela Amazônia. Para falar a respeito do tema “As Dimensões das Infraestruturas na Amazônia”, recebemos como convidados o governador do estado do Pará, Helder Barbalho; o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, Ricardo Abramovay; a pesquisadora do CPI – Climate Policy Initiative, Ana Cristina Barros; e a fotojornalista Paula Sampaio. O encontro foi mediado por Francisco Gaetani, professor da Ebape/FGV e fellow do Instituto Arapyaú.

Pan-Amazônia – Entre o Céu e a Terra

A 5ª plenária do ano de Uma Concertação pela Amazônia aconteceu no dia 14 de junho. Com o tema “Pan-Amazônia – Entre o Céu e a Terra”, a 5ª plenária da Uma Concertação pela Amazônia ocorreu em junho, o objetivo foi promover um diálogo sobre os desafios, oportunidades e interações existentes na Pan-Amazônia. A sessão contou com convidados com o cineasta brasileiro, Eryk Rocha; a atriz, pesquisadora e diretora de cinema, Gabriela Cunha; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jean-Pierre Ometto; o pesquisador do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, René Beuchle; o representante da Convervation Internatitonal (CI), Cândido Pastor; a secretária-geral da Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (SP/OTCA), Alexandra Moreira López; e o coordenador da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da CEPAL, em Santiago, José Javier Gomez.