INICIATIVAS ESTRUTURANTES

Conheça as iniciativas fomentadas pela Concertação junto a parceiros que visam a construção de uma agenda de desenvolvimento para a região amazônica por meio de uma abordagem integradora e inclusiva.

Os projetos apoiados são de médio a longo prazo e devem transformar a realidade de forma concreta, envolver atores de diferentes setores, apresentar impactos mensuráveis e, ainda, ter potencial de escala, emancipação e perenidade do impacto positivo, podendo ainda suportar políticas públicas e práticas do setor privado, da academia e da sociedade civil​.

Como articuladora de recursos de todas as naturezas, a Concertação trabalha para identificar equações político-econômicas-ambientais-sociais capazes de propiciar bem-estar para as populações locais e os povos originários e, ao mesmo tempo, garantir a conservação da mega biodiversidade amazônica e a proteção climática.

Itinerários Amazônicos

Os Itinerários Amazônicos consistem em um programa gratuito que disponibiliza unidades curriculares baseadas em temas amazônicos, voltadas aos itinerários formativos do Ensino Médio. Os conteúdos abrangem os temas ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e projetos de vida, organizados em módulos que podem ser trabalhados de forma integrada ou independente do currículo da rede de ensino, consolidados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na proposição de materiais pedagógicos, os Itinerários reconhecem a centralidade da Amazônia nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, e valorização dos saberes dos povos tradicionais da região, compreendendo esse território como lar de múltiplas vozes, culturas e visões.

A plataforma oferece, também, formação continuada para as secretarias estaduais de educação parceiras, visando a implementação desses itinerários nas escolas.

O programa é uma realização conjunta do Instituto iungo, da rede Uma Concertação pela Amazônia e do Instituto Reúna, em parceria e com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

Saiba mais:

Reproduzir vídeo

Episódio 1 - Desconstruindo as fake news

No primeiro vídeo da série sobre o programa Itinerários Amazônicos, o professor de filosofia Manoel Ramos conta a sua experiência na implementação na escola pública Governador Alexandre Zacarias Assunção, localizada no bairro do Guamá, na periferia de Belém (PA). Desenvolvido em conjunto pela equipe docente e alunos do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o projeto teve como tema “Sociedade, cultura e meio ambiente: combatendo as fake news na construção de uma sociedade sustentável”. Como resultado prático da aprendizagem, dois painéis de notícias foram produzidos para exposição na escola. Além de tornar os alunos protagonistas de seu próprio aprendizado, Manoel conta que a atividade possibilitou que a comunidade refletisse sobre o desenvolvimento da Amazônia a partir do território e de seus povos, desenvolvendo um olhar mais crítico sobre sua exploração predatória e excludente, que não considera a existência dos povos originários e tradicionais. O programa Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto Iungo, da rede Uma Concertação pela Amazônia e do Instituto Reúna, em parceria e com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

Reproduzir vídeo

Episódio 2 - Árvore da vida

A bióloga e professora Luiara Gomes conduziu a disciplina “Projetos de Vida” para aplicar o programa Itinerários Amazônicos com alunos da 2ª série do Ensino Médio na Escola Argentina Pereira Feitosa, na zona urbana da cidade de Capixaba, no interior do Acre.

A atividade desenvolvida foi a “Árvore da Vida”, uma aprendizagem que estimulou cada jovem a exercer o autoconhecimento e a planejar o seu futuro. Com a provocação construtiva do projeto, os alunos puderam aprender e refletir sobre os valores locais, sua cultura, a potência da floresta preservada e a riqueza de seus povos. Um movimento que os levou a construir novos olhares, a acreditar que poderiam não apenas sonhar, mas realizar projetos de vida dentro das Amazônias.