First 100 days of government: Proposals for an integrated agenda of the Amazon

Understanding the Amazon as the central theme of the Brazilian political agenda and considering the initial period of mandates, the Concertação places in the hands of Brazilian society the document […]
Rogério Assis
Paraense com mais de 30 anos de profissão, Rogério iniciou sua vida profissional documentando etnias indígenas para o Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará. Integrou, em 1989, a expedição oficial da Funai de primeiro contato com a etnia Zo’é, tendo publicado essa documentação em mídias nacionais e internacionais.
Participou de exposições em diversas cidades brasileiras, além de Cuba, Alemanha, Estados Unidos e África do Sul. Atualmente desenvolve projetos documentais na área socioambiental, ministra workshops sobre fotografia documental, além de colaborar com as ONGs Greenpeace e Instituto Socioambiental (ISA).
Em agosto de 2022, seu trabalho serviu de base para a identidade visual dos diferentes canais virtuais da Concertação.
Raonizar as Cidades
Ação coletiva realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) em 2022, para homenagear o cacique Raoni como símbolo da luta e preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Raoni Metuktire foi o único indígena brasileiro indicado ao prêmio Nobel da Paz até então.
Com participação de mais de 20 organizações da sociedade civil, o projeto que inspirou a identidade visual da Concertação em julho de 2022 envolveu a colagem de lambes de 6m² com a imagem do líder mebêngôkre em 50 cidades de todas as regiões do Brasil, além de projeções e murais.
Ciclos Para o Amanhã
A exposição híbrida que esteve em cartaz em maio de 2022 na Manart Galeria (Manaus) e, virtualmente, no site da Concertação, também inspirou a identidade dos canais digitais da rede no período.
Com curadoria de Hadna Abreu e Anna Lôyde Abreu, a mostra buscou responder à pergunta “E como será nosso amanhã na Amazônia?”, trazendo a visão de 16 artistas da região que se dedicam e lutam pelo chão que habitam: Skarlati Kemblin, Rakel Caminha, Thaís Kokama, Otoni Mesquita, Gisele Alfaia, MIA, Buy Chaves, Rui Machado, Chermie Ferreira, Francimar Barbosa, Raiz, Alonso Jr., a dupla Curumiz, Turenko Beça e Antônio II.
2022 in retrospect and prospects for implementing the integrated agenda
Held online on December 12, the 23rd Concertation Meeting was marked by an overview of the year’s activities and discussion on the vision for the future. With over 100 attendees, the event opened with the video of dance performance “Rios Voadores”, by Corpo de Dança do Amazonas company, whose photographs make up the new exhibition on the initiative’s website.
Entre, rios cidades e florestas: Descobrindo a Região Metropolitana de Manaus

A Região Metropolitana de Manaus surge em 2007 como um recorte territorial que reorganiza a forma com a qual se compreende os municípios e suas vastas áreas florestadas que circundam […]
O que está em jogo na COP da Biodiversidade

A 15ª edição da Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que ocorre neste momento em Montreal, no Canadá, terá a chance de criar novas metas para a conservação da biodiversidade do planeta, o que vem sendo chamado de “Marco pós-2020 da Convenção sobre Diversidade Biológica”. As COPs da Biodiversidade são a arena para os governos internacionais revisarem o progresso da Convenção, além de estabelecerem novas medidas para apoiar seus objetivos (mais no quadro “Saiba o que é a COP de Biodiversidade”).
Relatório de grupo de transição propõe mais áreas de proteção ambiental

O relatório da equipe de transição do Meio Ambiente entregue ao coordenador técnico da transição, Aloizio Mercadante, tem 70 páginas e um plano com dezenas de propostas para o primeiro dia do governo Lula 3, para 30 dias e 100 dias. Entre as sugestões, aumentar os doadores do Fundo Amazônia, a criação de seis novas unidades de conservação marinhas e terrestres e até a ideia de, em conjunto com o Ministério da Educação, promover a educação ambiental e climática nas escolas. Tolerância zero com desmatamento ilegal é prioridade.
Justiça Climática
Uma bioeconomia inovadora para a Amazônia: conceitos, limites e tendências para uma definição apropriada ao bioma floresta tropical

Baixe o Working Paper em inglês no link externo ou em português no botão de download ao lado.
Fórum da Geração Ecológica
Educação Já 2022: contribuições para a construção de uma agenda sistêmica na Educação Básica Brasileira
Brasil 2045: construindo uma potência ambiental
Amazônia de Pé
Diretrizes e Bases de Política Nacional para e com as Juventudes
Governar para não entregar: uma agenda de Segurança Multidimensional para a Amazônia brasileira
Carta de Alter
Uma agenda inadiável: políticas públicas para um Brasil democrático com justiça, prosperidade e esperança
Cadernos Luppa: Aprendizados do 1º Lab Amazônia
Propostas da Coalizão aos candidatos às eleições de 2022