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Structuring Initiatives

Get to know the initiatives fostered by the Concertation with partners that aim to build a development agenda for the Amazon region through an integrative and inclusive approach.

The supported projects are medium to long-term and must transform reality in a concrete way, involve actors from different sectors, present measurable impacts, and also have the potential for scale, emancipation, and permanence of positive impact, and can also support public policies and practices from the private sector, academia, and civil society.

As an articulator of resources of all kinds, the Concertation works to identify political-economic-environmental-social equations capable of providing well-being for local populations and indigenous peoples while simultaneously ensuring the conservation of the Amazon’s mega biodiversity and climate protection.

Amazon Itineraries

The Amazon Itineraries consist of a free program that provides curricular units based on Amazonian themes, focused on secondary education training itineraries. The contents cover the themes of human sciences, natural sciences, languages, mathematics and life projects, organized into modules that can be worked on in an integrated way or independently of the education network’s curriculum, consolidated in the National Common Curricular Base (BNCC).< /p>

In proposing pedagogical materials, the Itineraries recognize the centrality of the Amazon in discussions on sustainable development, climate change, and appreciation of the knowledge of the region’s traditional people, understanding this territory as their home of multiple voices, cultures and visions.

The platform also offers continuing training for partner state education departments, aiming to implement these itineraries in schools.

The program is a joint realization of the Iungo Institute, the Uma Concertação pela Amazônia network and the Reúna Institute, in partnership and with investments from BNDES, Hydro Sustainability Fund, Instituto Arapyaú, Bem Maior Movement and sponsorship from Vale.

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Episódio 1 - Desconstruindo as fake news

No primeiro vídeo da série sobre o programa Itinerários Amazônicos, o professor de filosofia Manoel Ramos conta a sua experiência na implementação na escola pública Governador Alexandre Zacarias Assunção, localizada no bairro do Guamá, na periferia de Belém (PA). Desenvolvido em conjunto pela equipe docente e alunos do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o projeto teve como tema “Sociedade, cultura e meio ambiente: combatendo as fake news na construção de uma sociedade sustentável”. Como resultado prático da aprendizagem, dois painéis de notícias foram produzidos para exposição na escola. Além de tornar os alunos protagonistas de seu próprio aprendizado, Manoel conta que a atividade possibilitou que a comunidade refletisse sobre o desenvolvimento da Amazônia a partir do território e de seus povos, desenvolvendo um olhar mais crítico sobre sua exploração predatória e excludente, que não considera a existência dos povos originários e tradicionais. O programa Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto Iungo, da rede Uma Concertação pela Amazônia e do Instituto Reúna, em parceria e com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

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Episódio 2 - Árvore da vida

A bióloga e professora Luiara Gomes conduziu a disciplina “Projetos de Vida” para aplicar o programa Itinerários Amazônicos com alunos da 2ª série do Ensino Médio na Escola Argentina Pereira Feitosa, na zona urbana da cidade de Capixaba, no interior do Acre.

A atividade desenvolvida foi a “Árvore da Vida”, uma aprendizagem que estimulou cada jovem a exercer o autoconhecimento e a planejar o seu futuro. Com a provocação construtiva do projeto, os alunos puderam aprender e refletir sobre os valores locais, sua cultura, a potência da floresta preservada e a riqueza de seus povos. Um movimento que os levou a construir novos olhares, a acreditar que poderiam não apenas sonhar, mas realizar projetos de vida dentro das Amazônias.

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Episódio 3 - Reconhecendo as potencialidades da Amazônia

A professora de sociologia Patrícia Helena Pereira mobilizou e trabalhou junto com uma equipe de sete professores para colocar em prática o programa Itinerários Amazônicos nas três séries do Ensino Médio da Escola Estadual Salomão Matos, em Salvaterra, na Ilha de Marajó (PA). Por meio das atividades, os estudantes vivenciaram uma quebra de paradigmas. Eles entenderam que estudar as Amazônias vai além da floresta, aprofundando conceitos como sustentabilidade e bioeconomia.