O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, assim se manifestou recentemente sobre a Iniciativa Amazônica, criada pelo BID em 2021: “Queremos aumentar a ambição do banco para a região amazônica, coordenando um programa regional de financiamento que mobilize esforços existentes e futuros de uma coalizão ampla de países, organizações e doadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo da região amazônica”.
O Brasil é o maior país da Amazônia, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, está comprometido com os mesmos objetivos.
Para destacar a importância dessa convergência estratégica e de oportunidades de ação concreta, a Fundação Fernando Henrique Cardoso e o BID convidam você para uma conversa entre Ilan Goldfajn e Marina Silva, moderada por Sergio Fausto, diretor da Fundação FHC. Eles discutirão o desenvolvimento sustentável do ecossistema mais crítico do Brasil e da América Latina – e de extrema importância para o planeta.