OPINIÃO: Decifrar a Amazônia é chave para Brasil ser potência verde
Uma agência similar à Darpa, onde foi criada a internet, abriria caminho para país explorar a interseção entre biologia e tecnologia digital, escreve Julia Marisa Sekula
Amazônia e Bioeconomia sustentada em Ciência, Tecnologia e Inovação
O caderno especial “Amazônia e Bioeconomia” representa uma contribuição do Instituto de Engenharia à discussão sobre as oportunidades e desafios do Brasil na Bioeconomia, área em que já existem exemplos de sucesso, resultantes da cooperação entre instituições públicas, governos e iniciativa privada.
Da NASA para a Amazônia
Entrevista de Zeca Martins com Juan Carlos Castilla-Rubio, membro do board do Forum Econômico Mundial, com extensa trajetória empresarial e conhecimentos, que vão da matemática avançada à biologia sintética, passando […]
Agrofloresta é nosso Vale do Silício
Entrevista de Zeca Martins com Valmir Ortega, um empreendedor na fronteira da economia verde que criou a Belterra e, através dela, está desenvolvimento projetos de restauração florestal que se viabiliza […]
A última floresta
O filme tem parcialmente o caráter de documentário e é baseado no livro A Queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami, escrito pelo antropólogo Bruce Albert e lançado […]
An agenda for the development of the amazon
Nas próximas páginas são apresentados caminhos para o desenvolvimento da Amazônia partindo de um conjunto de ambições: o aumento da qualidade de vida para a população local, a valorização da […]
Chamada Elos da Amazônia 2022
Segunda edição da Chamada Elos da Amazônia, que tem como propósito encontrar e reconhecer soluções para as cadeias produtivas da castanha-do-Brasil e óleos vegetais.
Retrato setorial sobre Ciência e Tecnologia
Destravando a agenda da Bioeconomia: soluções para impulsionar o uso sustentável dos recursos genéticos e conhecimento tradicional no Brasil
O estudo identifica entraves regulatórios e aponta possíveis medidas e soluções para que o marco regulatório nacional de acesso e repartição de benefícios alcance os objetivos originalmente pretendidos de estimular o uso dos recursos genéticos nacionais e a repartição de benefícios.
Caminhos para o Investimento Sustentável na Amazônia
A obra busca ampliar o impacto que as empresas beneficiárias da Zona Franca de Manaus tem com a utilização da ampla gama de incentivos fiscais e financeiros disponíveis na região. […]
Prioridades e Lacunas de Pesquisa & Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas no Brasil
Este Working Paper avalia as lacunas no atual estado do conhecimento científico e define prioridades para promover uma silvicultura de espécies nativas brasileiras. O trabalho identifica os estudos existentes em silvicultura de nativas no Brasil, define as principais lacunas de pesquisa, e propõe prioridades de pesquisas a serem apoiadas por um programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Além disso, quantifica o investimento necessário para a promover a pesquisa e superar as barreiras, quantifica os benefícios de uma Plataforma de P&D para o curto, médio e longo prazo e a escala econômica para justificar o investimento, baseado em demandas do mercado de madeira tropical e ganhos de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Panorama e caminhos para a restauração de paisagens florestais na Amazônia
Esse position paper apresenta um diagnóstico do estado atual da restauração de paisagens florestais na Amazônia brasileira e propõe diretrizes para aumentar seu sucesso, escala e integração com outros setores da sociedade.
Oportunidades para exportação de produtos compatíveis com a floresta na Amazônia brasileira
Quais atividades podem impulsionar o desenvolvimento econômico regenerativo e de baixo carbono da Amazônia ainda nessa década? As respostas mais frequentes envolvem o processamento de matérias-primas que hoje são vendidas em estado bruto, a venda de créditos de carbono florestal e a descoberta de novos compostos, moléculas ou materiais oriundos de sua biodiversidade. Essas sugestões são promissoras, mas os riscos envolvidos também são altos. Ao invés de avaliar a busca por novos produtos ou novos mercados, esse artigo mostra que a Amazônia têm um espaço enorme para ampliar sua participação nos mercados multibilionários dos produtos que suas empresas já exportam.