Benefícios Climáticos, Custos de Posse: O caso econômico para a proteção dos direitos de terras indígenas na Amazônia
O estudo mostra que investimentos modestos para garantir o direito à terra para as comunidades indígenas podem gerar bilhões em retornos econômico, social e ambiental para as comunidades locais, e ainda contribuir para a mitigação das mudanças climáticas no planeta. O relatório Benefícios Climáticos, Custos de Posse: O caso econômico para a proteção dos direitos de terras indígenas na Amazônia quantifica pela primeira vez o valor econômico oriundo da garantia do direito à terra para as comunidades que protegem e vivem nas florestas da Bolívia, Brasil e Colômbia.
Estratégias de Restauração Florestal para o sul do AM
A restauração florestal ou recuperação de áreas degradadas em ecossistemas florestais é um tema pertinente no atual contexto da implementação das Políticas de Regularização Ambiental no Brasil. Este estudo foi realizado com o objetivo de aplicar conceitos e teorias do conhecimento científico documentado, aliados aos conhecimentos práticos, para desenvolver estratégias de restauração florestal.
ICMS Verde: Incentivo para produção sustentável e redução do desmatamento nos municípios do Amazonas
A publicação apresenta uma proposta para a implantação do ICMS Verde no Amazonas, com o objetivo de promover o desenvolvimento da economia e a criação de políticas públicas e programas de ordenamento territorial, produção sustentável e conservação do meio ambiente nos municípios do Amazonas. Em paralelo, o estudo também objetiva estimular os gestores municipais a trabalhar na melhoria dos seus sistemas de gestão.