Sibé Feliciano Lana ou Kenhiporã - o filho dos desenhos dos sonhos (1937-2020)

Dos desenhos a lápis, guaches e aquarelas do artista plástico Desana Os Desana, que se autodenominam Umuko Masá (“gente do universo”), são um dos dezesseis povos da família linguística Tukano Oriental, moradores da região do Rio Uaupés, afluente do Alto Rio Negro. O Rio Tiquié, em cujas margens está localizada...
Gente-Peixe 1. 2012. Pintura de Feliciano Lana. Acervo: Museu da Amazônia (MUSA)
Gente-Peixe 1. 2012. Pintura de Feliciano Lana. Acervo: Museu da Amazônia (MUSA)

LINHA DO TEMPO

Uma linha onde o tempo o espaço e as pessoas se encontram

Tornar visíveis os invisíveis: a busca incessante de Éder Oliveira

dezembro 2024
Olhar endurecido, tristonho ou constrangido, físico mirrado e identidade não revelada. São assim os sujeitos vistos pela sociedade como marginais, que protagonizam as pinturas de Éder Oliveira. Usando como matéria prima as páginas policiais dos jornais, o pintor dá identidade aos personagens anônimos que são retratados como criminosos, mesmo que sua culpa não tenha sido estabelecida.

Rai Reis - A foto perfeita é aquela que ainda vou fazer

outubro 2024
Rai Reis vê a si mesmo muito mais como um profissional da fotografia do que como artista, mas o conjunto de sua obra autoral faz dele o fotógrafo do Mato Grosso por excelência. E é com essa visão que Rai, cuja obra passa a inspirar a identidade visual dos canais digitais da Concertação, registra principalmente as paisagens mato-grossenses e o sertanejo, personagem que em seu trabalho está sempre em destaque. 

Carmézia Emiliano pinta para não deixar esquecer

agosto 2024
Conhecer a obra de Carmézia Emiliano é mergulhar no esforço permanente da artista em registrar cada detalhe da cultura de seu povo, o Macuxi. Uma obra que em todo traço, cor, forma e cena reflete uma escolha, e é meticulosamente construída em coerência com seu “mantra”: “eu pinto para não esquecer minha cultura”.