Perguntas e respostas

Conheça as respostas para perguntas frequentes sobre a Concertação.

Uma Concertação pela Amazônia é uma rede plural e apartidária criada em 2020 como um espaço democrático de debate para que diversas pessoas e iniciativas que atuam em prol da região pudessem se encontrar, dialogar, articular e ampliar o impacto de suas ações. A rede tem o Instituto Arapyaú como secretaria executiva e reúne mais de 600 líderes, entre representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil, indígenas, artistas e jornalistas, que se juntaram para buscar caminhos de desenvolvimento e ações concretas para a floresta e as pessoas que vivem no território.

O objetivo da iniciativa é conectar diferentes indivíduos, organizações e iniciativas envolvidos com a Amazônia para consolidar aprendizados sobre a região e sugerir propostas de ações com foco em sustentabilidade e justiça social – em benefício, principalmente, dos que moram na região. A ambição da rede é apresentar alternativas de longo prazo que não se limitem a uma gestão de governo ou a grupos específicos.   

O que aproxima atores tão diferentes em uma mesma iniciativa é a compreensão de que não há possibilidade de um mundo de baixo carbono sem a Amazônia, e a concepção contemporânea de novos modelos de desenvolvimento em áreas caracterizadas pelo alto capital natural e busca de justiça social.

A Concertação foi fundada por um grupo de empresários, acadêmicos e lideranças públicas que começaram a refletir sobre modelos de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. O debate rapidamente se expandiu para uma rede multistakeholder.

É um espaço democrático, aberto a qualquer pessoa que queira contribuir com o debate sobre a Amazônia. Para receber atualizações sobre a rede cadastre seu e-mail em nosso site no campo destinado para isso ao final da página ou escreva para contato@concertacao.com.br.

Não existe um núcleo financiador da Concertação, o que é da própria natureza de um movimento que se organiza em rede. O que a Concertação faz é aproximar, alavancar, fazer com que essas iniciativas tenham mais sinergia e se encontrem.

O núcleo de mobilização tem entidades como o Instituto Arapyaú, responsável pela secretaria executiva, e outras iniciativas como iCS, Instituto humanize, CLUA e Open Society Foundations.

A Concertação não financia nem indica projetos. Ela é uma rede de conhecimento, um espaço democrático de debates e elaboração de propostas de ação para a Amazônia.

Não. Uma Concertação pela Amazônia é uma rede apartidária que reúne mais de 400 líderes, entre representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil e imprensa, que se juntaram para buscar caminhos de desenvolvimento e ações concretas para a floresta e as pessoas que vivem na região.

Não. Ela atua em um modelo de rede, em que os grupos se reúnem virtualmente para debates, compartilhamento de conhecimento e articulação de propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

As principais realizações incluem a produção do documento “100 primeiros dias de governo: propostas para uma agenda integrada das Amazônias”, que traz 14 propostas e atos normativos para adoção imediata pelos eleitos para os poderes legislativo e executivo em 2022, nas esferas nacionais e subnacionais. O documento foi elaborado tendo como ponto de partida outra grande realização da rede, “Uma Agenda pelo desenvolvimento da Amazônia“, com propostas de ação para as várias Amazônias.
 
Uma das primeiras entregas da Concertação foi a criação de uma base de conhecimento sistematizado capaz de abarcar a complexidade da região, que abrange de educação a cultura, de infraestrutura ao uso da terra, de negócios a cooperação internacional. A iniciativa também montou grupos de trabalho orientados para a ação e com foco em temas como bioeconomia, engajamento do setor privado, juventudes, educação e ordenamento territorial. Além da qualificação do diálogo acerca de temas relevantes, esses núcleos discutem como ampliar projetos-chave para a região.
 
Para além disso, a rede mantém encontros virtuais periódicos com seus integrantes e também realiza webinários abertos ao público geral. Os eventos da rede são divulgados no site e também no perfil da iniciativa no Instagram (@concertacaoamazonia).
GT é o acrônimo para Grupo de Trabalho. Os GTs da Concertação são um dos ambientes de encontro e ação da rede, orientados por um tema específico, e com forte direcionamento para aproveitar sinergias, complementariedades e entregas de resultados concretos. Atualmente a Concertação possui 10 GTs, mobilizados de forma orgânica à partir do interesse da rede em se engajar em temas como bioeconomia, educação, cultura, juventudes, infraestrutura e regularização fundiária, entre outros.
Mobiliza pessoas, conhecimento e recursos em prol da atuação em temas específicos da ampla agenda de desenvolvimento das Amazônias. Na prática, reúne-se periodicamente a partir de objetivos e entregas previamente acordados pelo próprio grupo. As ações do GTs são integradas entre si e possuem forte conexão com os direcionamentos da própria Concertação e seus outros ambientes (como conhecimento e plenárias).
Basta entrar em contato com algum membro da secretaria executiva, facilitador do GT de seu interesse ou pela aba de contato do site da Concertação. Não há nenhuma contrapartida para participação do GT, além de uma dedicação de tempo e energia para se envolver nas agendas e atividades acordadas.