
Concertação na COP30
Dia 10/11
Segurança Pública, Justiça Climática e Crime Organizado na Amazônia
12h às 13h – Green Zone – Pavilhão do Ministério Público
Organizado por: FILE e LACLIMA
Diálogo sobre o papel e a contribuição das redes da sociedade civil e do setor privado para o fortalecimento do Estado de Direito na Amazônia.
Crime, Clima e Território
15h30 às 19h – Cas’Amazonia
Organizado por: Instituto Itaúsa, Uma Concertação pela Amazônia, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, LACLIMA e FILE
Programação:
- 15h30 às 17h: Lançamento do estudo Cartografias da Violência na Amazônia 2025: Caderno inédito de soluções territoriais
- 17h00 às 17h30 – Intervalo
- 17h30 às 19h – Soluções inovadoras para o fortalecimento do Estado de Direito da Amazônia: Especialistas, representantes do governo e da sociedade civil discutem caminhos para fortalecer a proteção ambiental associada à segurança pública na região, a partir da coordenação institucional e da produção qualificada de dados
[Inscreva-se]
Dia 11/11
Ampliação do Acesso a Mercados como Indutor do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
Horário a definir – Food Roots and Routes Pavillion
Organizado por: Instituto Fronteiras do Desenvolvimento e Uma Concertação pela Amazônia
O painel promove um debate qualificado sobre a centralidade do acesso a mercados com indutor do desenvolvimento sustentável, à partir de estudos e experiências de implementação de projetos voltados para ampliação de produção e consumo de alimentos da agricultura familiar no território Amazônico.
Desvendando o financiamento da bioeconomia Amazônica: o que falta para impulsionar economias verdes e inclusivas?
16h às 18h – Caravana Fluvial Iaraçu
Organizado por: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
O evento tem como pauta, soluções concretas para fortalecer o financiamento da bioeconomia na região amazônica, à luz do estudo Financiamento da bioeconomia: diagnóstico do ecossistema, experiências e recomendações para ações integradas na Amazônia Legal, realizado em parceria com a ABDE e a Frankfurt School of Finance and Management.
Sociobioeconomia e Serviços Ambientais: Moldando Mercados Sustentáveis Amazônicos
16h30 às 17h30 – Blue Zone – Pavilhão Action Food Hub
Organizado por: Instituto Fronteiras do Desenvolvimento, OPAN – Operação Amazônia Nativa e Uma Concertação pela Amazônia
O painel apresenta a relação entre a promoção do acesso a mercados amazônidas e o desenvolvimento das comunidades locais, a conservação e regeneração da biodiversidade da região e a manutenção do clima global.
Dia 12/11
Raízes de Resistência: o Protagonismo das Mulheres na Bioeconomia e na Ação Climática
9h às 13h – Casa Niaré
Organizado por: Casa Niaré, Amazon Investor Coalition, BID, CIFOR, PPA, The Nature Conservancy e Uma Concertação pela Amazônia
Participamos como painelistas e parceiros institucionais do diálogo sobre o protagonismo feminino na sociobioeconomia amazônica e temas como o acesso a financiamento direto, governança e representatividade de gênero na ciência, além do papel das políticas públicas para a construção de alternativas econômicas sustentáveis para o longo prazo.
Financiando a Bioeconomia Amazônica: soluções do ecossistema da Pan-Amazônia
15h30 às 17h – Cas’Amazonia
Organizado por: Uma Concertação pela Amazônia
O encontro une parceiros com aprendizados teóricos e práticos relacionados ao financiamento da bioeconomia na Bacia Amazônica para compartilhar suas diferentes experiências e discutir as soluções de financiamento que têm sido bem sucedidas e que podem ser replicadas na região.
Bioeconomia indígena: fortalecendo economias diversas e inclusivas
17h30 às 19h – Cas’Amazonia
Organizado por: Uma Concertação pela Amazônia
A roda de conversa e lançamento do caderno Bioeconomia Feminina Indígena reúne lideranças indígenas para discutir a integração de sistemas de conhecimento e o protagonismo dos povos indígenas na transição socioecológica das Amazônias.
13/11
World Climate Summit & The Investment COP 2025
9h às 17h Assembleia Paraense
Organizado por: World Climate Foundation
O evento discute como ampliar os investimentos em clima e natureza, integrar biodiversidade às finanças globais e conectar recursos públicos, privados e filantrópicos para gerar impacto real no planeta. O evento também acontece no dia 14/11.
Lançamento Dixit Amazônias
17h às 19h – Cas’Amazonia
Organizado por: Uma Concertação pela Amazônia
Experiência criativa e coletiva em torno da edição oficial especial do jogo. As cartas, ilustradas por artistas amazônidas, são um convite a explorar narrativas para as múltiplas Amazônias.
14/11
Promovendo a governança territorial e a agricultura familiar no Sudeste do Pará
12h40 às 13h55 – AgriZone
Organizado por: Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), CIAT, Aliança Internacional pela Biodiversidade e Uma Concertação pela Amazônia
O painel tem como pauta os sistemas agroalimentares sustentáveis, inclusivos e resilientes frente às mudanças climáticas.
Saúde e Clima: o que vem depois da COP30?
15h30 às 17h – Cas’Amazonia
Organizada pelo nosso GT de Saúde, a mesa redonda reunirá cerca de 20 lideranças de diferentes setores para inaugurar o grupo de discussão voltado à articulação do ecossistema intersetorial de saúde e clima — em dimensões locais e globais. O encontro marca também o início dos desdobramentos do Dia da Saúde na COP30 e o fortalecimento de compromissos comuns.
Um convite para reimaginar a alimentação na Amazônia e no mundo
Lançamento do livro Sistemas Agroalimentares e Amazônias
17h às 18h30 – Cas’Amazonia
O sarau de lançamento contará com a participação das autoras e autores do livro e tem como propósito contribuir com reflexões, caminhos e soluções que impulsionam uma transição justa e regenerativa dos sistemas agroalimentares amazônicos. Celebramos o mutirão de mais de 60 autores e autoras que se mobilizaram para a escrita da obra com uma degustação de produtos da sociobiodiversidade amazônica, conduzida por Du Kiko, coautor e responsável pelo Cozinhas & Produtos Amazônicos.
15/11
A Nexus of Solutions for One Health, Food Security, and Climate Action from and for the Amazon
Horário a definir – Blue Zone – Planetary Sciences Pavilion
Organizado por: Instituto Arapyaú, Science Panel for the Amazon e Uma Concertação pela Amazônia
O painel discute como a transição para sistemas agroalimentares justos e regenerativos é essencial para estabelecer a “Saúde Única” (One Health) e garantir a segurança alimentar na bacia amazônica, a relação entre uso da terra, mudanças climáticas e surgimento de epidemias, entre outros temas.
18/11
Soluções em Clima e Natureza no Território
12h às 15h30 – Cas’Amazonia
Organizado por: Instituto Arapyaú, Em Movimento e Uma Concertação pela Amazônia
Reunindo mais de trinta jovens convidados, o almoço seguido de oficina traz as perspectivas das juventudes e suas soluções desenvolvidas nos territórios a partir de uma dinâmica que coleta suas demandas e propostas de forma interativa, significativa e leve.
Future of Amazonian Food Systems
15h30 às 17h00: Experiência gastronômica
17h às 18h30: TasteAmazônia – Das Raízes à Mesa: Gastronomia Amazônica como Solução Climática – Estação Amazônia Sempre (Museu Goeldi)
Organizado por: BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Trias, Uma Concertação pela Amazônia e Instituto Regenera
Uma jornada gastronômica dinâmica que percorre a cadeia de valor amazônica por meio de quatro mini painéis temáticos, construindo uma visão de futuro para a gastronomia amazônica e para os sistemas alimentares do planeta.
Radical Collaboration: Building Climate Solutions Through Diverse Networks
17h30 às 18h30 – Cas’Amazonia
Organizado por: Instituto Arapyaú
O encontro destaca o poder da colaboração radical entre ciência, políticas públicas, sociedade civil, saberes tradicionais e inovação. Em debate, como alianças plurais podem acelerar transformações sistêmicas e gerar soluções concretas para o desenvolvimento de baixo carbono.