Rita Huni Kuin desafia fronteiras visíveis e invisíveis por meio da arte

Rita Huni Kuin desafia fronteiras visíveis e invisíveis por meio da arte Rita Huni Kuin se define como alguém que não escolheu a arte, mas que já nasceu dentro dela. Para a artista plástica autodidata, ativista, mãe e liderança indígena da aldeia Chico Curumim (AC), a cultura Huni Kuin Também...

LINHA DO TEMPO

Uma linha onde o tempo o espaço e as pessoas se encontram

Sibé Feliciano Lana ou Kenhiporã - o filho dos desenhos dos sonhos (1937-2020)

fevereiro 2025
O artista plástico desenvolveu uma obra fundamental para o registro e a preservação da cultura indígena do Alto Rio Negro, e, a partir de fevereiro, passa a inspirar a identidade visual dos canais digitais da Concertação.

Tornar visíveis os invisíveis: a busca incessante de Éder Oliveira

dezembro 2024
Olhar endurecido, tristonho ou constrangido, físico mirrado e identidade não revelada. São assim os sujeitos vistos pela sociedade como marginais, que protagonizam as pinturas de Éder Oliveira. Usando como matéria prima as páginas policiais dos jornais, o pintor dá identidade aos personagens anônimos que são retratados como criminosos, mesmo que sua culpa não tenha sido estabelecida.

Rai Reis - A foto perfeita é aquela que ainda vou fazer

outubro 2024
Rai Reis vê a si mesmo muito mais como um profissional da fotografia do que como artista, mas o conjunto de sua obra autoral faz dele o fotógrafo do Mato Grosso por excelência. E é com essa visão que Rai, cuja obra passa a inspirar a identidade visual dos canais digitais da Concertação, registra principalmente as paisagens mato-grossenses e o sertanejo, personagem que em seu trabalho está sempre em destaque.