Eventos Internacionais

Saiba mais sobre a participação da Concertação em eventos internacionais como as Conferências do Clima e da Biodiversidade da ONU, Estocolmo+50, Climate Week NYC e outros, e baixe conteúdos desenvolvidos pela iniciativa para cada uma dessas agendas

COP28

 

A 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas foi realizada entre 30 de novembro  e 12 de dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Veja detalhes da participação da Concertação nesta página

 
Balanço da COP28: lições de casa a serem feitas pela meta do 1,5°C

A partir do documento final da conferência do clima em Dubai, que aborda transição energética e fundo de perdas e danos, e da declaração sobre sistemas alimentares, Brasil precisa construir caminhos para que as ambições climáticas sejam ampliadas até a COP30

Primeira semana da COP28 indica que haverá pressão para que países alinhem seus compromissos à meta de 1,5ºC

Especialistas do Instituto Arapyaú e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia
fazem um balanço dos primeiros dias da Conferência do Clima; iniciativas lançam
fórum sobre financiamento climático

Na COP28, Brasil deve pressionar por financiamento e transição justa

Para Instituto Arapyaú e Uma Concertação pela Amazônia, desafios vão demandar cooperação radical entre governos, empresas, sociedade civil e filantropia.

COP27

A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas foi realizada entre 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Saiba mais sobre a participação da Concertação nesta página.

COP 27 é marcada pela atuação dos movimentos sociais

Representantes de povos originários, quilombolas, extrativistas, negros, jovens e periferias levaram suas mensagens à Conferência do Clima e ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Na COP 27, Lula destaca a centralidade da Amazônia e dos amazônidas para o planeta

Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, discurso do presidente eleito reflete a relevância de uma agenda integrada de desenvolvimento e de cooperação para a região.

Na COP 27, organizações defendem uma agenda integrada para a Amazônia voltada ao bem-estar das populações da região

Visão que concilia capital natural, economia e justiça social deve ser o caminho para deter o desmatamento e conservar a Amazônia.

Articulação política marca participação brasileira na segunda semana da COP 27

Governos subnacionais e de transição do Brasil debatem com sociedade civil sobre como atuar juntos no enfrentamento das mudanças climáticas e também em prol da Amazônia.

COP26

A 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas foi realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. Veja detalhes da participação da Concertação nesta página

Na COP26, painel de mulheres convoca sociedade para construir novos rumos para a Amazônia

Em lançamento internacional de documento da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, grupo fala sobre a importância da mobilização coletiva para criação de novo modelo de desenvolvimento para a região, que abandone velhas soluções e dê protagonismo aos povos indígenas.

Pós-Plenária - Uma Concertação pela Amazônia debate expectativas para a semana decisiva da COP26

Em lançamento internacional de documento da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, grupo fala sobre a importância da mobilização coletiva para criação de novo modelo de desenvolvimento para a região, que abandone velhas soluções e dê protagonismo aos povos indígenas.

Empresas globais prometem acabar com desmatamento nas cadeias de valor de commodities

Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, promover a rastreabilidade será essencial para que as empresas possam cumprir esse compromisso.

Declaração para Florestas permite criar uma economia florestal forte

Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, compromisso firmado por governos e empresas para deter e reverter desmatamento traz o reconhecimento da importância das florestas e da agricultura sustentável para a geopolítica e o desenvolvimento econômico mundial.

Sociedade civil leva as várias Amazônias para a COP 26

Dois documentos, elaborados pelas iniciativas Uma Concertação pela Amazônia e Chatham House, apresentam a importância de abordar o desenvolvimento sustentável da região a partir de suas multiplicidades e singularidades.

Tema de debates na COP 26, Amazônia é chave para cumprimento das metas climáticas globais

Iniciativa Uma Concertação pela Amazônia apresentará a agenda pelo desenvolvimento da Amazônia na Conferência do Clima, que começa no dia 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia.

Pré-Plenária - Iniciativa Uma Concertação pela Amazônia debate expectativas para a semana decisiva da COP26

Em plenária da rede, que acontece em Glasgow na tarde de hoje, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, e a ativista indígena Samela Sateré Mawé analisam como foram os primeiros dias da Conferência e discutem os pontos centrais desta semana.

Balanço da COP 26: Participação da sociedade civil brasileira é destaque na primeira semana

Em análise sobre os primeiros dias da Conferência do Clima, iniciativa Uma Concertação pela Amazônia ressalta, ainda, a centralidade que as florestas ganharam no debate climático e os pontos da negociação oficial que precisarão ser resolvidos para garantir o sucesso do evento.

Povos indígenas ocupam a COP 26 de forma inédita e reforçam que compromissos firmados precisam se transformar em ação

A grande presença de representantes de povos indígenas tem sido destaque nesta primeira semana da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, a COP 26.

Uma Concertação pela Amazônia lança na COP26 agenda pelo desenvolvimento da região

Abertura do evento será feita pelo empresário Guilherme Leal, um dos fundadores da iniciativa que propõe ações de desenvolvimento sustentável, com justiça social, para as diversas Amazônias.

COP15

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade foi realizada entre 7 e 19 de dezembro de 2022, em Montreal, no Canadá. Acesse abaixo os conteúdos desenvolvidos pela iniciativa durante o evento:

O que a sociedade civil espera e como busca influenciar as discussões​

Organizações buscam incidir nas negociações da COP da Biodiversidade, que avançaram pouco até aqui, e apontam os principais entraves que precisam ser solucionados.

Agenda da restauração ganha destaque na COP da Biodiversidade​

Ecossistemas saudáveis são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas e conter a perda da biodiversidade; iniciativas na Mata Atlântica atraem reconhecimento e financiamento.

Balanço – Resultados​

Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia e o Instituto Arapyaú, acordo definido na COP da Biodiversidade é positivo; desafio será cumprir metas e direcionar recursos para a conservação.

Por que a COP é importante para o Brasil​

Menos famosa que a COP do Clima, a COP da Biodiversidade ganha peso em especial para países megadiversos que esperam ser beneficiados financeiramente pelas ações de conservação de ecossistemas