Sobre a obra “Tarrafeando”
O presente trabalho procura retratar uma das atividades humanas mais marcantes e importantes na Amazônia, ela é responsável pela fonte de alimento, comércio e renda para muitas famílias, especialmente aquelas que residem nas margens dos rios de grande e médio porte. Além de ser muito expressiva do ponto de vista cultural por ser uma atividade comumente praticada por pessoas de ambos os sexos, diferentes idades e categorias sociais, a pesca já constituía um recurso natural abundante e valorizado antes e durante a colonização da região, o que ressalta a sua marca atemporal nos diferentes ciclos da história amazônica.
Para quem vive na região, já é bem visível um novo ciclo no cotidiano: mudanças climáticas significativas e períodos de cheia (2009, 2012 e 2015) e seca (2005, 2010 e 2016) históricos que deveriam ocorrer apenas em 100 anos. Pesquisadores também alertam que o clima na Amazônia tem ficado imprevisível restando pouco tempo para aumentar a temperatura do planeta em 1.5ºC, uma vez que a Amazônia é uma grande reguladora da temperatura global.
Tendo isso em vista, a obra serve de reflexão para o ciclo atual dessa terra com a intenção de evidenciar o valor dessa atividade e evitar impactos ainda mais catastróficos que, assim como a crise atual, afeta de modo mais severo as classes sociais mais baixas.
(Francimar Barbosa, 2022)