Grupos de trabalho
Bioeconomia
Objetivo: O Grupo de Trabalho de Bioeconomia tem como objetivo promover ações coletivas, participativas e inclusivas em prol da bioeconomia da Amazônia, a partir de afinidades e sinergias em torno de áreas de interesse, com foco no ecossistema de negócios sustentáveis, investimentos e produção de conhecimentos ligados à sociobiodiversidade da região. Atuar como referência, criando conexões a fim de agregar forças entre instituições e projetos, catalisando agendas e potencializando soluções que acelerem a transição e avanço do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Educação
Objetivo: O Grupo de Trabalho de Educação tem como objetivo três focos de atuação em 2023: a) consolidar a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia como um hub de conhecimento sobre educação no território da Amazônia Legal, por meio da produção de artigos e relatos de experiências, curadoria de conteúdos sobre a temática e levantamento de boas práticas no território; b) refletir e construir processos direcionados às modalidades de educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola; c) pensar produções e processos de desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos que tenham como premissa a colaboração entre os atores do ecossistema e a conexão com a formação dos educadores. Transversalmente a todos esses focos, está a educação inclusiva como premissa para promover o desenvolvimento integral de todos os estudantes.
Infraestrutura Socioterritorial
Objetivo: O Grupo de Trabalho de Infraestrutura Socioterritorial tem como objetivo a elaboração de uma Taxonomia para classificação de infraestruturas existentes e projetadas para a Amazônia brasileira, sob a lente do desenvolvimento sustentável, cujos critérios sejam definidos a partir de e para os territórios amazônicos, de modo a orientar políticas públicas e o planejamento de novas infraestruturas.
Juventudes
Objetivos: O Grupo de Trabalho (GT) de Juventudes da Concertação tem como objetivo ouvir, incluir ae representar as diversas vozes da população jovem da região Amazônica. A juventude brasileira, composta por quase 50 milhões de cidadãos entre 15 e 29 anos – sendo aproximadamente 7,7 milhões deles residentes na Amazônia Legal – desempenha um papel fundamental nas discussões relacionadas ao presente e ao futuro da região, considerando o momento de boom demográfico que a região está vivenciando e que se espera um crescimento nos próximos anos, conforme apontam dados da Amazônia 2030. Nesse sentido, o GT Juventudes é um espaço de articulação e empoderamento das diversas juventudes amazônidas, com capacidade de abranger todo o território. O grupo atua de forma abrangente, consultiva e construtiva em todas as áreas de atuação da iniciativa, buscando contribuir significativamente para a construção de políticas e ações que beneficiem os jovens e promovam o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Sociedade e Cultura
Objetivo: O Grupo de Trabalho de Sociedade e Cultura tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e ação sobre a diversidade sociocultural da Amazônia. O grupo busca formas de revelar as nuances e camadas dessa diversidade, de modo que a arte e a cultura ultrapassem o aspecto ilustrativo e de entretenimento, e passem a ser consideradas como fontes de informação sensível e envolvimento com esse território.
Mineração
Objetivos: O Grupo de Trabalho de Mineração tem como objetivo qualificar o debate sobre Mineração e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia; Debater e aprimorar políticas e práticas das empresas em relação aos parâmetros legais já estabelecidos e a convenção 169 da OIT. Contribuir com políticas e práticas voltadas para a governança territorial, com foco no desenvolvimento sustentável; Aportar contribuições técnicas sobre o combate à criminalidade e às ilegalidades vinculadas ao setor (garimpo ilegal, cadeia do ouro, desintrusão em terras indígenas) e; Refletir, debater e incidir sobre as alternativas econômicas ao garimpo ilegal, para uma transição justa e sustentável, e sobre as condições de diversificação econômica e fortalecimento de cadeias alternativas e complementares, no contexto da mineração industrial.
Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária
Objetivo: O Grupo de Trabalho de Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária tem como objetivo promover o entendimento de que o ordenamento territorial e a regularização fundiária são processos essenciais para o desenvolvimento sustentável e para coibir o desmatamento ilegal na Amazônia. Para tanto, o grupo se propõe a qualificar o debate acerca desses temas, identificando os gargalos e potencialidades, além de recomendações para superar o caos fundiário na região. O grupo também busca congregar os atores-chave envolvidos nessa dinâmica, debatendo, gerando e compartilhando conhecimento, bem como a articulação para implementação de projetos que possam contribuir com essa agenda e ajudem a superar barreiras históricas que persistem até os dias de hoje.