Atuação Internacional
Saiba mais sobre a participação da Concertação nas Conferências do Clima e da Biodiversidade da ONU, COP28 e outros, e baixe conteúdos desenvolvidos pela iniciativa para cada uma dessas agendas
Climate Week NYC 2024
COP28 - Clima
A partir do documento final da conferência do clima em Dubai, que aborda transição energética e fundo de perdas e danos, e da declaração sobre sistemas alimentares, Brasil precisa construir caminhos para que as ambições climáticas sejam ampliadas até a COP30
Especialistas do Instituto Arapyaú e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia
fazem um balanço dos primeiros dias da Conferência do Clima; iniciativas lançam
fórum sobre financiamento climático
Para Instituto Arapyaú e Uma Concertação pela Amazônia, desafios vão demandar cooperação radical entre governos, empresas, sociedade civil e filantropia.
COP15 - Biodiversidade
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade foi realizada entre 7 e 19 de dezembro de 2022, em Montreal, no Canadá. Acesse abaixo os conteúdos desenvolvidos pela iniciativa durante o evento:
Organizações buscam incidir nas negociações da COP da Biodiversidade, que avançaram pouco até aqui, e apontam os principais entraves que precisam ser solucionados.
Ecossistemas saudáveis são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas e conter a perda da biodiversidade; iniciativas na Mata Atlântica atraem reconhecimento e financiamento.
Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia e o Instituto Arapyaú, acordo definido na COP da Biodiversidade é positivo; desafio será cumprir metas e direcionar recursos para a conservação.
Menos famosa que a COP do Clima, a COP da Biodiversidade ganha peso em especial para países megadiversos que esperam ser beneficiados financeiramente pelas ações de conservação de ecossistemas
COP27 - Clima
A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas foi realizada entre 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Saiba mais sobre a participação da Concertação nesta página.
Representantes de povos originários, quilombolas, extrativistas, negros, jovens e periferias levaram suas mensagens à Conferência do Clima e ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, discurso do presidente eleito reflete a relevância de uma agenda integrada de desenvolvimento e de cooperação para a região.
Visão que concilia capital natural, economia e justiça social deve ser o caminho para deter o desmatamento e conservar a Amazônia.
Governos subnacionais e de transição do Brasil debatem com sociedade civil sobre como atuar juntos no enfrentamento das mudanças climáticas e também em prol da Amazônia.
COP26 - Clima
A 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas foi realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. Veja detalhes da participação da Concertação nesta página.
Em lançamento internacional de documento da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, grupo fala sobre a importância da mobilização coletiva para criação de novo modelo de desenvolvimento para a região, que abandone velhas soluções e dê protagonismo aos povos indígenas.
Em lançamento internacional de documento da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, grupo fala sobre a importância da mobilização coletiva para criação de novo modelo de desenvolvimento para a região, que abandone velhas soluções e dê protagonismo aos povos indígenas.
Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, promover a rastreabilidade será essencial para que as empresas possam cumprir esse compromisso.
Para a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, compromisso firmado por governos e empresas para deter e reverter desmatamento traz o reconhecimento da importância das florestas e da agricultura sustentável para a geopolítica e o desenvolvimento econômico mundial.
Dois documentos, elaborados pelas iniciativas Uma Concertação pela Amazônia e Chatham House, apresentam a importância de abordar o desenvolvimento sustentável da região a partir de suas multiplicidades e singularidades.
Iniciativa Uma Concertação pela Amazônia apresentará a agenda pelo desenvolvimento da Amazônia na Conferência do Clima, que começa no dia 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia.
Em plenária da rede, que acontece em Glasgow na tarde de hoje, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, e a ativista indígena Samela Sateré Mawé analisam como foram os primeiros dias da Conferência e discutem os pontos centrais desta semana.
Em análise sobre os primeiros dias da Conferência do Clima, iniciativa Uma Concertação pela Amazônia ressalta, ainda, a centralidade que as florestas ganharam no debate climático e os pontos da negociação oficial que precisarão ser resolvidos para garantir o sucesso do evento.
A grande presença de representantes de povos indígenas tem sido destaque nesta primeira semana da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, a COP 26.
Abertura do evento será feita pelo empresário Guilherme Leal, um dos fundadores da iniciativa que propõe ações de desenvolvimento sustentável, com justiça social, para as diversas Amazônias.