O evento, bianual, foi realizado pela primeira vez em 2018, mas a pandemia da covid-19 adiou a segunda edição, que agora acontece em caráter presencial.
O objetivo do Festival, promovido pelo Idesam, AMAZ aceleradora de impacto e Impact HUB Manaus, é consolidar o evento como um ponto de encontro para investimentos de impacto e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia.
A programação do 2º FIINSA será composta por seis trilhas: Investimentos de impacto; Pesquisa, desenvolvimento e inovação; Governo e negócios de impacto; Bioeconomia na Amazônia; Negócios comunitários e Ferramentas para impacto.
Completam a programação oficinas temáticas, lançamento de projetos, sessões de pitch, feira de negócios, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia, rodadas de negócio e investimento e stands de parceiros.
A primeira edição do evento reuniu 252 pessoas e mobilizou 64 palestrantes e moderadores, cinco painéis principais e 12 paralelos. Foram investidos R$ 1,1 milhão em quatro negócios de impacto durante a rodada de investimentos.