Eventos

Destaque:

14 julho - 18 julho

Semana do Clima da Amazônia

A Semana do Clima da Amazônia é uma iniciativa colaborativa de organizações da sociedade civil e do setor privado, que nasce com o objetivo de construir soluções concretas para os desafios ambientais, sociais e culturais da região amazônica. Em 2025, o Brasil será sede da COP30, assumindo um papel central no debate climático global. Como parte desse movimento, a Semana do Clima começa em Belém (PA) e se propõe a ser um evento itinerante, com edições anuais em diferentes territórios da Amazônia Legal. A proposta é fortalecer a região como um ator estratégico nas discussões sobre o futuro do planeta.

15 julho - 17 julho

Fórum da rede pan-amazonica

A Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia realizará seu Fórum de Ação entre os dias 15 e 17 de julho em Letícia, Colômbia, no Banco de la República.

30 julho - 31 julho

Bioeconomy Amazon Summit (BAS)

Lançado oficialmente em setembro de 2023 pelo Pacto Global – Rede Brasil e pela gestora de venture capital KPTL, o Bioeconomy Amazon Summit (BAS) tem o objetivo de ampliar a discussão em torno do papel da inovação e do empreendedorismo da Amazônia na agenda global de mudanças climáticas. Desde então, a organização do BAS tem buscado o apoio de lideranças locais e nacionais para a estruturação de um evento em que o empreendedor da Amazônia é o grande protagonista da programação. Atualmente, o Conselho Curador do BAS conta com cerca de 40 pessoas e discute temas e programações que devem constar da 2ª edição do BAS, a ser realizada entre os dias 30 e 31 de julho de 2025, em Manaus (AM).

8 setembro - 12 setembro

XVI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). 

O tema central do evento é: Amazônia Rumo à COP-30: Economias dos Povos da Floresta e outros Enfrentamentos à Emergência Climática. O evento também abordará outros enfrentamentos à emergência climática, ampliando o debate para incluir desafios sociais e políticos e a atuação de diversas esferas da sociedade, desde comunidades locais até atores globais. Tais como:
  • Como fortalecer o protagonismo dos povos da floresta na transição para a economia verde?
  • Qual o papel das economias locais da Amazônia na COP-30 e na agenda climática global?
  • Quais os riscos das estratégias de desenvolvimento econômico na Amazônia diante da crise climática?
  • Como financiar soluções climáticas sustentáveis na floresta, minimizando impactos negativos nas comunidades?