Centro de Estudos Synergia
Série Amazônia Brasileira - Vol. 3 - Territórios - Área Conservada

Este volume dá sequência às discussões iniciadas nos dois volumes anteriores: Panorama 2021, desafios e visão de futuro, lançado em outubro de 2021, que posiciona uma visão sobre o território amazônico e situa a discussão proposta nos volumes da série; e o Ocupação consolidada e arco do desmatamento, que caracteriza estes territórios amazônicos e debate os vetores centrais no processo histórico de ocupação e desmatamento na Amazônia Brasileira.

O objetivo desta iniciativa é o aprendizado, a troca de experiências e o fomento à inovação socioambiental em torno dos principais desafios, oportunidades e caminhos possíveis para a construção e alcance de uma visão de futuro sustentável para a Amazônia e para o Brasil.

Assim, voltamos aqui nosso olhar e atenção à Amazônia que resiste: às áreas de floresta, às áreas conservadas e aos diferentes povos que historicamente habitam e transformam este território. É uma responsabilidade e um desafio falar sobre o universo que é a diversidade ambiental e humana da Amazônia, e sobre as infinitas imbricações sociedade versus natureza na trajetória dos povos e territórios amazônicos. Esperamos esboçar uma perspectiva, a partir do ponto de vista de quem atua em territórios amazônicos em intensa transformação; tangenciar questões importantes nas decisões de curto e médio prazos para a Amazônia, sem pretender uma síntese desta mega diversidade amazônica.