Perguntas e respostas
Conheça as respostas para perguntas frequentes sobre a Concertação.
O que é a Concertação?
Uma Concertação pela Amazônia é uma rede plural e apartidária criada em 2020 como um espaço democrático de debate para que diversas pessoas e iniciativas que atuam em prol da região pudessem se encontrar, dialogar, articular e ampliar o impacto de suas ações. A rede tem o Instituto Arapyaú como secretaria executiva e reúne mais de 600 líderes, entre representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil, indígenas, artistas e jornalistas, que se juntaram para buscar caminhos de desenvolvimento e ações concretas para a floresta e as pessoas que vivem no território.
Qual é o objetivo da iniciativa?
O objetivo da iniciativa é conectar diferentes indivíduos, organizações e iniciativas envolvidos com a Amazônia para consolidar aprendizados sobre a região e sugerir propostas de ações com foco em sustentabilidade e justiça social – em benefício, principalmente, dos que moram na região. A ambição da rede é apresentar alternativas de longo prazo que não se limitem a uma gestão de governo ou a grupos específicos.
O que aproxima atores tão diferentes em uma mesma iniciativa é a compreensão de que não há possibilidade de um mundo de baixo carbono sem a Amazônia, e a concepção contemporânea de novos modelos de desenvolvimento em áreas caracterizadas pelo alto capital natural e busca de justiça social.
Quem são os fundadores da Concertação?
A Concertação foi fundada por um grupo de empresários, acadêmicos e lideranças públicas que começaram a refletir sobre modelos de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. O debate rapidamente se expandiu para uma rede multistakeholder.
Quem pode participar da Concertação?
É um espaço democrático, aberto a qualquer pessoa que queira contribuir com o debate sobre a Amazônia. Para receber atualizações sobre a rede cadastre seu e-mail em nosso site no campo destinado para isso ao final da página ou escreva para contato@concertacao.com.br.
Quem financia a Concertação?
Não existe um núcleo financiador da Concertação, o que é da própria natureza de um movimento que se organiza em rede. O que a Concertação faz é aproximar, alavancar, fazer com que essas iniciativas tenham mais sinergia e se encontrem.
O núcleo de mobilização tem entidades como o Instituto Arapyaú, responsável pela secretaria executiva, e outras iniciativas como iCS, Instituto humanize, CLUA e Open Society Foundations.
A Concertação financia ou indica projetos?
A Concertação não financia nem indica projetos. Ela é uma rede de conhecimento, um espaço democrático de debates e elaboração de propostas de ação para a Amazônia.
A Concertação está ligada a algum partido político ou a alguma empresa em específico?
Não. Uma Concertação pela Amazônia é uma rede apartidária que reúne mais de 400 líderes, entre representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil e imprensa, que se juntaram para buscar caminhos de desenvolvimento e ações concretas para a floresta e as pessoas que vivem na região.
A Concertação tem uma sede?
Não. Ela atua em um modelo de rede, em que os grupos se reúnem virtualmente para debates, compartilhamento de conhecimento e articulação de propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.