Concertação lança edital de seleção para o GT de Juventudes

Estão abertas as inscrições para o edital do Grupo de Trabalho de Juventudes, que vai selecionar uma pessoa coordenadora e dez bolsistas entre 18 e 29 anos, que vivem na Amazônia Legal e se identificam com os temas de justiça social, racial e ambiental. O processo seletivo acontece entre 2 e 27/7.

A convocatória é indicada para pessoas que desejam participar de iniciativas transformadoras e promover a riqueza cultural e natural da região. O ciclo de trabalho será de 18 meses, entre 2024 e 2025, quando o GT inicia uma nova fase.

O GT de Juventudes foi criado no segundo semestre de 2021. Desde então, atua para ampliar o protagonismo jovem dentro da rede, que funciona como um ambiente de articulação e empoderamento, com potencial de capilaridade em todo território amazônico. As ações buscam desenvolver, disseminar e criar oportunidades para que as juventudes se somem a uma frente importante de iniciativas em defesa das Amazônias.

Dentre as principais ações desenvolvidas nos últimos anos, estão a produção do documentário “As Amazônias segundo as Juventudes, um olhar intergeracional” (exibido na COP27) e a participação na pesquisa JUMA – Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”. O GT também propôs e realizou o Edital Jovens Sementes da Amazônia, que resultou em prêmios para quatro organizações da Amazônia lideradas por juventudes locais, e planejou a viagem de imersão Conexão Jovem, entre outras ações.

Participe e compartilhe esta iniciativa!